"O Livro das Imagens - Tesouros do Arquivo de Imagens do Instituto Carl Gustav Jung Zurique&quo


Antes de tudo lhes pedir que perdoem minha ousadia em traduzir o prefácio de Verena Kast do alemão para o português. Meu nível de conhecimento da língua alemã é precário, assim como meu inglês não é nenhuma maravilha, porém dada à enorme importância desta publicação, quis dividir isto com vocês: “Das Buch Der Bilder – Schätze aus dem Archiv des C.G.Jung – Instituts Zürich” ou “O Livro das Imagens - Tesouros do Arquivo do C. G. Jung Institute Zürich" (Minha tradução). Acredito que este livro pode ser tão importante para a comunidade junguiana como o foi “O Livro Vermelho”. Tanto um quanto o outro, mostram o bastidores da genialidade de Jung, conjuntamente ao Experimento de Associação de Palavras, vão formando a teia de seus pensamentos e descobertas que levaram à criação da Psicologia Analítica. O livro será traduzido para o inglês em breve, mas ainda não se tem notícia de sua tradução para o português. Enquanto esperamos pela sua tradução podemos desfrutar das imagens compartilhadas pela exposição de algumas de suas imagens em Saint Gallen, Suíça. Estou ansiosa pela tradução, que espero que ocorra em breve. Minha ousadia termina por aqui, esperando que seja suficiente para despertar sua curiosidade, chamando sua atenção para a importância deste momento histórico para a comunidade junguiana em todo o mundo. Eu gostaria de expressar minha gratidão ao C. G. Jung Institute Zürich, o primeiro a ser formado, e que deu origem a tantos outros, lembrando que sem este precioso Instituto todos os outros Institutos e associações junguianas e pós junguianas simplesmente não poderiam existir.

Prefácio de Verena Kast

O CG Jung Institute Zurich foi fundado em 24 de abril de 1948. Agora, em 2018, celebramos 70 anos de sua fundação e, para celebrar este Jubileu, planejamos algo especial, que até agora estava oculto do grande público: as imagens do Arquivo de Imagem do CG Jung Institute Zürich. CG Jung encorajou seus pacientes masculinos e femininos a expressar as imagens de seus sonhos e imaginação ativa através do desenho e da pintura. As imaginações ativas, a formação de imagens, a compreensão das imagens como símbolos, mas também o efeito terapêutico de trabalhar com imagens, a abolição das divisões na psique através do desenho simbólico, se tornaram o cerne da teoria e do trabalho terapêutico de Jung. Jung escreveu em suas definições: A fantasia como uma atividade imaginativa é para mim a expressão imediata da atividade da vida psíquica da energia psíquica que é dada à consciência de forma diferente do que na forma de conteúdos de imagens. Jolande Jacobi, colaborou intensamente com Jung, e trabalhou intensamente com estas imagens, coletando cerca de 4500 imagens de pacientes de CG Jung, que foram pintadas entre 1917 e 1955. No arquivo estão armazenadas também cerca de 6000 imagens oriundas da prática clínica da própria Jolande Jacobi . Jacobi organizou essas imagens, e seu trabalho foi seguido por outros analistas, como Rudolf Michel, Michel Edwards, Cecilia Roost, Paul Brutsche, Vicente de Moura e Ruth Ammann. O Arquivo de Imagens é consultado por pessoas interessadas nas imagens dos pacientes e nas imagens da imaginação ativa como um método que Jung desenvolveu e aplicou como uma forma de terapia através do conhecimento das imagens internas. A atual curadora do Arquivo de Imagens, Ruth Ammann, teve a idéia de trazer alguns desses tesouros ao público por ocasião do 70º aniversário da C.G. Jung-Institut Zurich, e publicar algumas dessas fotos e escrever um texto reflexivo. Verena Kast e Ingrid Riedel abraçaram a ideia, e Ulrich Peters, membro do conselho da Schwabenverlag AG e Christiane Neuen da editora afiliada Patmos, ficaram igualmente entusiasmadas com isso. Elas rapidamente conceberam um livro muito bom, mas ao mesmo tempo perceberam que as imagens também deveriam ser exibidas em um museu. É com imenso prazer que Monika Jagfeld, curadora do Museu Im Lagerhaus, Fundação para a Arte Naïf Suíça e Art Brut, St. Gallen, pode organizar uma exposição em seu museu. A realização de uma exposição fez com que este livro de imagens fosse acompanhado pelas fotos da exposição. Então este livro é também um catálogo de exposições. Em nome dos dois outros editores, Ruth Ammann e Ingrid Riedel, gostaria de agradecer a todos os autores por sua colaboração e contribuições, Christiane Neuen e Ulrich Peters, pelo design do belo volume, e a Susan Bach Foundation pelo generoso apoio.

Pelos editores: Verena Kast, Presidente do Curatorium

#imagem #sonho #imaginaçãoativa #DerBilderDasBuch #tesouro #LivroVermelho #ExperimentodeAssociaçãodePalavras #CGJungInstituteZürichKüsnacht #traduçãodoalemãoparaoportuguês #VerenaKast #RuthAmmann #IngridRiegel #corpofechado #jornadadoheroi #experienciadequasemorte #unbreakable #Fragmentado #SrVidro #MNightShyamalan #luzesombra

75 visualizações

Telefone de contato

 (11) 99595-3550

visitas

 © Solange Bertolotto Schneider todos os direitos reservados